Um grupo de jovens de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, rechaçou os comentários preconceituosos referentes à 10ª Caprishow, realizada no último final de semana na cidade.

Pelo Facebook, alguns adolescentes referiram-se de forma pejorativa à tradicional festa. Um dos comentários, de autoria de André Nunes, dizia o seguinte: “vou aqui na Caprishow só de zoas…ué, isso é uma festa ou um curral?”. Outro comentário, atribuído a um jovem identificado por Erpo Araújo, fazia a seguinte afirmação: “beijei uma guria de Dormentes ontem. Acordei com bafo de bode, afff!”.

Na nota de repúdio – assinada por Danilo Cavalcanti, Gilmar Macedo, Túlio Macedo, Jaiane Castro, Leonardo Cavalcante e Gessika Priscila – os jovens criticam veementemente os comentários.
Confiram:
Nós, da juventude de Dormentes, manifestamos todo nosso repúdio e de toda a população dessa importante cidade aos comentários preconceituosos, maldosos e sem propósito emitidos na rede social Facebook por Erpo Araújo, André Nunes, Joamerson Lima, Narayanne Dias e Jefferson Junnior. Essas pessoas, norteadas pelo preconceito, o mesmo que muitas vezes o nordestino sofre por parte de alguns poucos desinformados do sul e sudeste, proferiram inúmeras palavras para denegrir nossa maravilhosa cidade.
Não sabem eles a importância de Dormentes. Não sabem que Dormentes é a maior cidade produtora de caprinos e ovinos do Estado, que produz muitas riquezas. Essa é uma cidade feita de homens e mulheres honrados, fortes, trabalhadores, empreendedores, que têm participação imprescindível no crescimento e desenvolvimento da região, inclusive da cidade de Petrolina, na qual os jovens moram.
São pessoas que não medem esforços para falar mal daquilo que sequer conhecem direito. Pessoas que, sendo nordestinas, sendo sertanejas, jogam suas origens familiares no lixo ao se referirem de forma jocosa às características rurais que estão ao nosso redor. No entanto, nossa cidade é maior que isso e continuará sendo um lugar maravilhoso do qual temos muito orgulho. Além do mais, Dormentes não depende dessas pessoas e lamentamos muito que um dia elas tenham sonhado em estar em nossa cidade. Reconhecemos, sim, e agradecemos a presença das dezenas de milhares de pessoas de Petrolina, Juazeiro e toda região, que com educação e gentileza prestigiaram mais uma vez a nossa Caprishow.
Fonte: Carlos Britto